terça-feira, 27 de dezembro de 2011

M E N S A G E M - NOVOS POEMAS

Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz

Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha
Será que ela é louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Aí, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz

Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se o arcanjo passar o chapéu

Malandragem

Quem sabe eu ainda
Sou uma garotinha
Esperando o ônibus
Da escola, sozinha...
Cansada com minhas
Meias três quartos
Rezando baixo
Pelos cantos
Por ser uma menina má...
Quem sabe o príncipe
Virou um chato
Que vive dando
No meu saco
Quem sabe a vida
É não sonhar...
Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança
E não conheço a verdade
Eu sou poeta
E não aprendi a amar
Eu sou poeta
E não aprendi a amar...
Bobeira
É não viver a realidade
E eu ainda tenho
Uma tarde inteira...
Eu ando nas ruas
Eu troco cheque
Mudo uma planta de lugar
Dirijo meu carro
Tomo o meu pileque
E ainda tenho tempo
Prá cantar...

Eu perco o sono e choro
Sei que quase desespero
Mas não sei por quê

A noite é muito longa,
Eu sou capaz de certas coisas
Que eu não quis fazer.
Será que alguma coisa,
Nisso tudo, faz sentido?
A vida é sempre um risco,
Eu tenho medo do perigo.

Lágrimas e chuva
Molham o vidro da janela
Mas ninguém me vê
O mundo é muito injusto
Eu tô plantando os meus problemas
Que eu quero esquecer

Será que existe alguém
Ou algum motivo importante
Que justifique a vida
Ou pelo menos este instante

Eu vou contando as horas
E fico ouvindo passos
Quem sabe o fim da história
De mil e uma noites
De suspense no meu quarto.

"Pega da vida tudo o que ela te der, seja o que for, sempre que te interesse e possa dar certo”.

Meu Mundo e Nada Mais:



Quando eu fui ferido
Vi tudo mudar
Das verdades
Que eu sabia...

Só sobraram restos
Que eu não esqueci
Toda aquela paz
Que eu tinha...

Eu que tinha tudo
Hoje estou mudo
Estou mudado
À meia-noite, à meia luz
Pensando!
Daria tudo, por um modo
De esquecer...

Eu queria tanto
Estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz
Sonhando!
Daria tudo, por meu mundo
E nada mais...

Não estou bem certo
Que ainda vou sorrir
Sem um travo de amargura...

Como ser mais livre
Como ser capaz
De enxergar um novo dia...

Eu que tinha tudo
Hoje estou mudo
Estou mudado
À meia-noite, à meia luz
Pensando!
Daria tudo, por um modo
De esquecer...

Eu queria tanto
Estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz
Sonhando!
Daria tudo, por meu mundo
E nada mais...

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu. – Fernanda Pessoa

Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu caçador de mim

Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim

Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir as armadilhas da mata escura

Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim - Caçador de Mim, Milton Nascimento

"O destino pode mudar. Nossa natureza jamais."

"Este seu olhar quando encontra o meu / Fala de umas coisas / Que eu não posso acreditar / Doce é sonhar, é pensar que você / Gosta de mim como eu de você / Mas a ilusão quando se desfaz / Dói no coração de quem sonhou / Sonhou demais / Ah! se eu pudesse entender / O que dizem os seus olhos..."

Conheço esse jogo
Já vi esse filme
Entendo essa manha
E já sei de cor no que isso vai dar
Você sabe o jeito
Se encosta em meu peito
E fala essas coisas
Que deixa maluco o meu coração
Me promete, me deixa sonhar
Você marca e me deixa esperar
Você brinca comigo
Não sei nem por que continuo a te amar
Você fala que vem, mas não vem
Você diz que me dá, mas não dá
Você faz o que quer
Porque sabe que eu sempre vou te procurar
Mas ninguém é igual a você
Ninguém pode me dar teu prazer
E é por isso que eu morro de amor
E aceito teu jogo
Só você sabe como acender
E apagar meu fogo...

"Quem já passou por esta vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...
Porque a vida só se dá para quem se deu, para quem amou, para quem chorou para quem sofreu...
Quem nunca viveu uma paixão, nunca vai ter nada não...".

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor. Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor. É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor? Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor.

É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor. Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva obscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor.

Por Amor
Catedral

Faz tanto tempo mas não me esqueci,
Do teu carinho tão grande por mim,
Eu sei que um dia eu quis te esquecer,
Outros caminhos eu quis percorrer,
E a gente pensa que vai ser feliz,
Que para tudo há uma solução,
Mas solução não existe sem ti,
Preencha agora o meu coração.


(Refrão)
Por amor, teu amor,
Modificou o meu viver,
O meu ser, teu poder,
Iluminou o meu olhar,
Céu e mar,
Teu querer,
É tanto bem querer pra mim,
Eu sei que não mereço mas,
Tu és amor, amor,
Eu sei que não mereço mas,
Tu és amor, amor.

"Se você mudar, o mundo muda com você".
É exatamente isso que ando experimentando nos últimos dias. Incrível, não é? Essa mudança de emprego me trouxe novos olhares, novas respostas para antigas suposições. Sempre disse aos meu amigos que a vida é movimento, se você fica parado, nada acontece. A nossa velha tendência de se acomodar e aceitar o que não está bom, mas se encontra aparentemente seguro na nossa zona de conforto. ADORO ouvir coisas que repercutem fatos do meu cotidiano.

"A vida é uma escola. Quando paramos de aprender, é hora de ir embora".
Também acho essa maxima sensacional. Já a usei em inúmeras situações, inclusive aqui. Acho que ela reina no inconsciente coletivo, até alguém se apoderar de sua autoria [o que também não há mal nenhum nisso, a priori]. Quando sinto que deixei de aprender ou deixei de ter curiosidade sobre algo [alguém, alguma coisa, algum aspecto], pode ter certeza de que aquilo vai ficar sem encanto já já. O mais incrível é notar que em tudo e sempre temos a chance de sermos surpreendidos. Vou dar um exemplo familiar [silly].

“estou pensando em você e agradeço por me fazer feliz” ]
PS: Estou pensando em você e agradeço por me fazer feliz!
PS do B: Dedico esse texto a CDDaher e suas doces palavras de correção e incentivo. É uma honra contar com o seu cuidado em minha vida!

* A saudade é um sentimento do coração que vem da sensibilidade e não da razão. (Dom Duarte)

* Como é bom contemplar o céu, interrogar uma estrela e pensar que ao longe, bem longe, um outro alguém contempla este mesmo céu, essa mesma estrela e murmura baixinho: "Saudade!" (Anônimo)

* Quando a saudade é demais, não cabe no peito: escorre pelos olhos. (Anônimo)

* Saudade são águas passadas que se acumulam em nossos corações, inundam nossos pensamentos, transbordam por nossos olhos, deslizam em gotículas de lembranças que por fim, morrem na realidade de nossos lábios. (Anônimo)

O tempo passa voando pela nossa frente. Eu já estive pensando no que fiz e no que deixei de fazer por negligência, desconhecimento, descaso ou falta de tempo e oportunidade. Tenho muita saudade do que já fiz, de quem fui, de quem passou, mas não tenho o desejo de voltar.

Tanto a dizer.
Nada a falar.
Dando-me tempo de qualidade
Eu encontro tema certo
Para compartilhar com vocês
Quero tanto escrever
Coração pulando
Mas ele, o tempo, tá me chamando lá fora.
Eu volto com letra e emoção
Já venho, me esperem!

"Acho que, assim como a maior parte das nossas feridas tem origem em nossos relacionamentos, o mesmo acontece com as curas, e sei que quem olha de fora não percebe essa bênção."

"A minha maior alegria é saber que eu nada sei; mas o que eu sei é que tenho total tranquilidade de deixar o que não sei nas mãos de quem sabe (Deus). Uma cessão total de controle". (Bia Amorim)

"Muitas vezes basta vestir-se de sorriso, armar-se de um olhar franco e dedicar-se com respeito aos ciclos existenciais, que todos as encrencas se resolvem" (eu). Hoje meu sorriso foi imbatível e consegui tirar leite de pedra em uma matéria que tinha tudo para virar água. Obrigada, meu Deus, por conseguir sorrir com a alma...

Já faz tempo, eu sei.
E já fez muito e muito tempo desde a última vez.
Ainda lembro de cada momento.
Fez-se história.
Cresceu.
Tantos eram contra, outros se emburravam, muitos não entendiam.
Eu não sabia o que fazer ao certo...
A gente nunca tem certeza das coisas.
No entanto, havia algo muito vivo dentro do peito.
Uma intuição me guiando o caminho.
A mão de Deus.
Algo dentro de mim me mandava ficar.
E essa razão para mim era o bastante, mesmo que não fizesse sentido algum.
As minhas decisões sempre pareceram assim:
Tomadas num impulso.
Mas para se ter impulso, há que se embalar lá atrás.
Fazer movimento.
Meus impulsos são gestacionais.
Estou grávida das minhas idéias.
E sempre estive.
Chegou o tempo de partir.
E fui com coragem e tenacidade.
Porém eu sempre soube que a história não era só essa.
Eu sempre soube que essa história ia ter uma continuação.
O engraçado é que o caminho se abriu diversas vezes.
Não estava madura.
Não estou.
Hoje, porém, tive a certeza de um novo começo.
Um recomeço em paz.
E contrariando as expectativas, inclusive as minhas, fui feliz.
Hoje foi aquele dia que eu sempre soube que iria acontecer
E que bonito é de se ver.
Eu sabia e sou muito agradecida.
Agora o futuro é incerto.
Só sei que nada sei.
Mas esse passo há de me indicar novos caminhos.
Estou um pouquinho mais segura,
Um pouquinho mais madura,
Um pouquinho mais esperta
E um muitinho mais cansada.
Ganhei muitos sorrisos.
Abraços na tia do elevador.