domingo, 18 de dezembro de 2011

RECEITA - Cupcakes

Massa básica: 100gr de manteiga sem sal 50gr de margarina culinária 2 xícaras de açúcar (xicara medidora de 240mL) 4 ovos inteiros(sem separar clara de gema) 3 xicaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó 1 caixinha de creme de leite Baunilha ou qualquer essência a gosto. Separe os ingredientes. Em uma tigela grande coloque o açúcar, a manteiga e a margarina. Bata em velocidade alta até ficar um creme esbranquiçado. Isso leva de 3 a 4 minutos na minha batedeira.
Adicione os ovos um a um. Aqui vale uma dica: ovos gelados rendem menos volume e leveza na massa. Prefira ovos sem refrigeração, pois você terá de 3 a 4 cupcakes a mais no final da receita.
Logo após adicionar os ovos, continue batendo, sempre em velocidade alta. Não se assuste com a aparência “talhada” que pode aparecer na mistura. É assim mesmo. Depois de bater você terá uma massa fofa e bem aerada
Eu outra tigela, misture a farinha de trigo e o fermento. Vá adicionando aos poucos, em colheradas, alternando com o creme de leite. Mais uma dica: peneire a farinha e depois coloque a colher de fermento sobre ela! Ao final da massa batida, adicione a essência de baunilha ou outra de sua preferência. Bata mais um pouquinho para misturar tudo.
Essa massa é bem densa, pesada mesmo. Ela cresce bastante e fica super fofa. Na hora de assar os cupcakes utilize uma forma de furos com forminhas de papel próprias para isso. Cuidado: algumas forminhas de empada podem queimar no forno! O papel delas não é preparado para assar como as de cupcake.
Eu uso uma colher de sopa bem cheia para medir a quantidade de massa de cada forminha. O ideal é que fique o espaço de um dedo entre a massa e a borda da forminha. Asse em forno baixo, 180 graus, por uns 20 – 30 minutos. Para montar seu bolinho Depois de retirar do forno, não deixe os bolinhos esfriarem na forma de furos. Ela concentra o calor e pode queimar o fundo e/ou ressecar seus cupcakes. Coloque sobre uma mesa com uma toalha, uma grade, uma bandeja…vale qualquer superfície! Espere esfriar completamente antes de começar a rechear. Dica: mesmo que ele esteja morninho não se arrisque a recheá-los. Você pode forçar a massa ainda morna e fazer a forminha soltar das bordas! Eu uso um cortador redondo para fazer o furo central, mas vale uma colher, uma faquinha… Qualquer coisa que te ajude a fazer um buraquinho no centro sem arrancar o fundo do cupcake
Pressione o cortador sem tocar o fundo da forminha. Eu geralmente pressiono até a metade do tamanho do cortador. Com uma colher pequena retire a parte cortada e reserve.
Corte o excesso de massa, coloque o recheio de sua preferencia e feche com a tampinha que sobrou. Dicas: Cuidado com recheios muito líquidos ou muito espessos. Eles podem se tornar um inconveniente para quem for comer. Prefira recheios com a consistência similar a brigadeiro, doce de leite, geléias…
Detalhe: o excesso de massinha você pode usar para fazer deliciosos cakepops! E pode congelar assim mesmo, em um potinho ou saco com fecho lacrado. Cobrindo o cupcake Agora vem a parte mais divertida de todas! Colocar a cobertura e como uma terapia, aula de artes! Basta soltar a imaginação e personalizar seu bolinho! A receita que a Claudia usou na Festa da Bruxinha foi a ganache de chocolate. Além dessa receita também uso muito o marshmallow. Vamos começar com a ganache. Ganache de chocolate para cupcake Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo da marca Garoto 250g de chocolate ao leite da marca Garoto 1 caixinha de creme de leite sem o soro, com 25% de gordura. Dica: Vale outra marca desde que seja com no mínimo 20% de gordura. Essa informação costuma vir na frente da caixinha (veja a foto) Obs. Acabei usando o Nestlé, sem o soro, na quantidade pedida, e minha receita deu muito certo. Eu usei 2 barras de cada chocolate, totalizando 340g de cada. Usando uma regra de três simples, apliquei 1 lata de creme de leite sem soro à mistura. (Cláudia) Modo de fazer: Pique o chocolate em pedaços pequenos, quase em lascas. Pese depois de picado. Dica: quanto menor os pedacinhos mais rápido ele vai derreter e menos calor você vai usar no chocolate. Isso diminui o risco de ferver o chocolate e alterar a aparência dele no final da ganache. Derreta o chocolate no microondas em 3 ciclos de 1:30 minutos em potência 60% (se você mora em um lugar quente como o Rio de Janeiro, provavelmente o chocolate vai derreter em menos tempo). Retire a cada ciclo e mexa com a colher e observe quando estará totalmente derretido. Dica: derreta cada tipo de chocolate em separado, pois eles têm teor de gordura e leite diferentes e por isso derretem em tempos diferentes.
Reparem que ao sair do microondas parece que os pedaços ainda estão duros. Na verdade basta mexer que o calor interno vai fazer os pedacinhos sumirem. Nessa sessão de fotos eu usei só dois ciclos de 1:30 minutos e o último eu interrompi antes de terminar. Olha eu dando pitaco de novo… No meu caso (moro em Maceió), bastou um ciclo, na potência média, para o chocolate ao leite derreter. Já o meio amargo derreteu em 2 ciclos inteiros. (Cláudia) Retire do microondas e deixe chegar à temperatura ambiente, ele deve refrescar, mas continuará líquido. Adicione o creme de leite e mexa até ficar uma mistura homogênea e brilhante.
Cubra com filme plástico e leve ao freezer de 30 a 40 minutos até endurecer. Um bom modo de testar se a ganache está firme e apertar o dedo e não grudar. Na foto vocês podem ver a marca do meu dedo na ganache e como estava durinha.
Coloque no saco de confeitar com bico pitanga (eu uso 1M da Wilton) e decore o seu cupcake! O próprio calor da mão vai dar o ponto que você precisa para a voltinha ficar bem durinha! Comece a decorar pela parte de fora do cupcake e vá fazendo a volta, até chegar ao centro.
Preparem os braços, pois a cobertura é bem firme e difícil de sair pelo bico. Apesar da malhação, o resultado final é uma cobertura firme e duradoura mesmo fora da geladeira. Vejam a torre da festa da Claudinha! Não ficaram lindos?
A outra opção de cobertura mais barata e mais simples é o marshmallow. Marshmallow 1 xícara de claras (xícara medidora de 240 ml) – Atenção: nada de ovos gelados aqui também! 2 xícaras de açúcar de confeiteiro ( o impalpável pode ser uma opção aqui caso você queira uma cobertura mais sequinha, daquelas que formam uma casquinha tipo suspiro ao secar) 1 colher de sopa de Karo 1 colher de sopa de emulsificante para bolo – Isso deixa a cobertura firme, duradoura. É fácil de encontrar em casas de produtos de confeitaria. É uma pasta branquinha sem cheiro e sem gosto. Essência de baunilha ou qualquer outra de sua preferencia – Dica: cuidado com os volumes aqui! Suco de limão deve ser evitado para não amolecer a receita. Use a casquinha ralada ou essência artificial. Corante em gel caso queira colorir Modo de fazer: Coloque tudo na batedeira planetária, menos o corante. Ele só deve ser adicionado no final. Nessa receita é bem complicado usar outro tipo de batedeira, pois a velocidade precisa ser muito alta e você vai ter que bater por 15 minutos.
Ao final dos 15 minutos o ponto certo é bem firme, fica grudado no batedor da batedeira. Coloque em um saco de confeitar e use o bico que você quiser. Nessa foto eu usei o mesmo bico pitanga 1M da Wilton.