sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

RECEITA - Pão de Mel em Taça


ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de canela em pó peneirada
1 colher (café) de cravo em pó peneirado
1 colher (sopa cheia) de fermento em pó peneirado
250 ml de leite
1/2 kg de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de mel
250 ml de leite
4 ovos
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 anis estrelado
6 cravos da índia
1 pau pequeno de canela
400 g de doce de leite
400 g de chocolate meio amargo derretido
250 ml de creme de leite fresco

modo de preparo

1 - Numa tigela coloque 1/2 kg de farinha de trigo peneirada, 1 colher (café) de canela em pó peneirada, 1 colher (café) de cravo em pó peneirado e 1 colher (sopa cheia) de fermento em pó peneirado, misture bem e reserve.

2 - Coloque numa panela 250 ml de leite, 1/2 kg de açúcar mascavo e 1 xícara (chá) de mel e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até o açúcar dissolver e começar a ferver (+/- 5 minutos).

3 - Coloque no liquidificador 250 ml de leite, 4 ovos e 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha e bata bem. Transfira a mistura para a panela com o leite e mel (feito acima) e misture bem. Transfira esta mistura para a tigela com a farinha (reservada acima) e misture delicadamente.

4 - Numa assadeira retangular untada e enfarinhada coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por +/- 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Depois de frio passe o bolo por um ralador.

5 - Numa panela coloque 1/2 xícara (chá) de água, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 anis estrelado, 6 cravos da índia e 1 pau pequeno de canela e leve ao fogo médio até ferver. Transfira este caldo para o bolo já ralado e misture (para umedecer o bolo).

6 - Coloque numa tigela 400 g de chocolate meio amargo derretido e 250 ml de creme de leite fresco e misture bem.

7 - Em taças coloque uma camada de bolo ralado e molhado, uma camada de doce de leite, outra camada de bolo ralado e molhado e cubra com chocolate misturado com creme de leite. Leve para gelar por +/- 4 h. Sirva em seguida.